Túnel Rodoviário do Marquês de Pombal, Lisboa, Portugal

Road Tunnel Marques de Pombal, Lisbon, Portugal

Estudo: Consultoria aos estudos do Projecto do túnel rodoviário associado ao desnivelamento da Av. Duarte Pacheco, Rua Joaquim António de Aguiar e Av. Fontes Pereira de Melo.

 

Local: Lisboa, Portugal.

 

Cliente: Triede.

 

Descrição: O túnel, com uma extensão total de 1725m desde a entrada nas Amoreiras até à saída para a Avenida António Augusto de Aguiar, cruzava pelo meio com o Túnel Ferroviário do Rossio. O túnel foi construído pelo designado método invertido, tendo-se realizado previamente a construção das estacas (de contenção e apoio) e da laje de cobertura, tenho só depois sido executada a escavação do túnel. A necessidade de proceder ao reforço do túnel da Linha Amarela do Metro de Lisboa (de betão simples não armado) no troço adjacente ao túnel de saída para a Avenida António Augusto de Aguiar acarretou o atraso da abertura dessa saída.

 

Gabinetes envolvidos: CONSULGEO (geotecnia).

 

Estudo da CONSULGEO: Consultoria para o Projecto. Análise das condições geológico-geotécnicas baseada nas campanhas de prospecção de Janeiro de 2003 (visando a elaboração do Estudo Prévio para Concurso), de Agosto de 2003 (para apoio à elaboração do Projecto de Execução) e na campanha complementar de Janeiro de 2004. Foram ainda considerados os resultados dos estudos realizados para a linha do Metropolitano Rotunda-Rato e Extensão Rotunda.

 

Data do Estudo da CONSULGEO: 2004.

© CONSULGEO, Consultores de Geotecnia Lda.