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Estação de Metropolitano Marquês de Pombal, Lisboa, Portugal

Marques de Pombal Subway Station, Lisbon, Portugal

Estudo: Elaboração do Projecto de Execução e Assistência Técnica à construção das estruturas da estação e do átrio de ligação inter-estações.

 

Local: Rotunda do Marquês de Pombal, Lisboa, Portugal

 

Cliente: Metropolitano de Lisboa.

 

Descrição: Localizada na Rotunda do Marquês de Pombal, a Estação Rotunda II foi executada pelo “método invertido”, assegurando, assim, a circulação normal de veículos e peões na zona da obra. A laje de cobertura, em betão armado pré-esforçado, com cerca de 30m de vão, apoiava em estacas de betão armado com 1m de diâmetro e com comprimento máximo de 15m, atravessando formações aluvionares e penetrando em formações basálticas de base. A Galeria Braamcamp, constituída basicamente por uma laje de cobertura apoiada em estacas, foi também executada pelo “método invertido”. O Átrio inter-estações, que estabelece a ligação entre a já anteriormente existente Estação Rotunda I e a nova Estação Rotunda II, totalmente enterrada, foi executado a céu aberto, sendo a escavação interior realizada ao abrigo das estacas periféricas que integram a estrutura.

 

Gabinetes envolvidos: Promon, Grid e Proman (estruturas e coordenação), CONSULGEO (geotecnia), Fialho Rodrigues (geologia). 

 

Estudo da CONSULGEO: Caracterização geológico-geotécnica dos terrenos interessados pela obra, com definição dos modelos de comportamento dos materiais identificados; dimensionamento geotécnico das fundações e assistência técnica à construção.

 

Data do Estudo da CONSULGEO: 1993.

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