Túneis da Via Expresso Boaventura - S. Vicente, Madeira, Portugal

Tunnels of Via Expresso Boaventura - S. Vicente, Madeira, Portugal

Estudo: Elaboração do Projecto de Execução e Assistência Técnica à construção.

 

Local: Madeira, Portugal.

 

Cliente: Secretaria Regional do Equipamento Social e Transportes da Madeira; Construtora do Tâmega Madeira.

 

Descrição: O estudo diz respeito a 4 túneis rodoviários de tráfego bidireccional, escavados em formações vulcânicas, com uma só via em cada sentido, inseridos no traçado da Via Expresso, na Ilha da Madeira, entre Boaventura e o Vale da Ribeira da Camisa. Com uma largura de 9.6m (7.6m de faixa de rodagem e dois passeios laterais de 1m de largura), e uma secção corrente constituída por uma abóbada circular de 4.8m de raio e pés direitos verticais com 2.7m de altura, acima da cota da rasante, os seus comprimentos são de: 1088m (Túnel 1), 1131m (Túnel 2), 1759m (Túnel 3) e 2380m (Túnel de S. Vicente). O comprimento dos túneis justificou a criação de zonas para estacionamento em situação de emergência, associadas a galerias de inversão. Os túneis foram ainda dotados de galerias transversais de evacuação em caso de emergência, em número e com comprimentos ajustados à respectiva extensão.

 

Gabinetes envolvidos: Viés (coordenação e traçado); CONSULGEO (geotecnia); Fialho Rodrigues (geologia).

 

Estudo da CONSULGEO: Caracterização geotécnica das formações interessadas pela obra; definição do método construtivo; dimensionamento dos suportes primários; apoio geotécnico ao dimensionamento do revestimento definitivo; assistência técnica aos trabalhos de construção.

 

Data do Estudo da CONSULGEO: 2008-2010.

Study: Design and Technical Assistance for the construction.

Location: Madeira, Portugal.

Client: Secretaria Regional do Equipamento Social e Transportes da Madeira; Construtora do Tâmega Madeira.

Description: The study concerns four road tunnels with bidirectional traffic, excavated in volcanic formations, with one lane in each direction, inserted into the route of the Via Expresso, in Madeira Island, between Boaventura and Vale da Ribeira da Camisa. With a width of 9.6m (7.6m from the roadway and two sidewalks 1m wide), and a current section consisting of a circular dome with a radius of 4.8m and a floor height of 2.7m at the sides, above the road level, their lengths are: 1088m (tunnel 1), 1131m (Tunnel 2), 1759m (Tunnel 3) and 2380m (Tunnel São Vincente). The length of the tunnels justified the creation of parking areas in emergency situations associated with reversal galleries. The tunnels were also provided with transverse evacuation galleries in case of emergency, in number and lengths adjusted to the respective extension.

Offices involved: Viés (coordination and road layout); CONSULGEO (geotechnics); Fialho Rodrigues (geology).

CONSULGEO study: Geotechnical characterization of the formations interested by the work; definition of the construction method; design of the primary supports; geotechnical support to the design of the final support; technical assistance to construction work.

Date of CONSULGEO study: 2008-2010.

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