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Modernização da Linha do Norte ao km 60+189, Portugal

Northern Line Modernisation at km 60+189, Portugal

Estudo: Elaboração do Projecto de Execução do aterro de acesso ao viaduto ao km 60+189, Sub-Troço 1/3 – Setil / Entroncamento.

 

Local: Linha do Norte km 60+189, Portugal.

 

Cliente: REFER, Rede Ferroviária Nacional.

 

Descrição: O estudo refere-se a um aterro de acesso do lado da baixa aluvionar do viaduto sobre a Linha do Norte ao km 60+189. O quadro geotécnico associado ao local compreendia a existência duma camada de argilas siltosas com cerca de 4m de espessura, assente sobre uma outra de materiais lodosos com cerca de 2m de espessura. Em profundidade, até valores superiores a 20m ocorria uma formação arenosa. As análises de estabilidade para alturas de aterro máximas da ordem de 4m revelaram existirem confortáveis níveis de segurança. No que se refere a assentamentos verificou-se que, mesmo com recurso a soluções de pré-carga, não era possível atingir as exigências desejadas. Nestas condições a solução adoptada consistiu na instalação de uma rede de geodrenos em malha quadrada de 1.5m de lado.

 

Gabinetes envolvidos: Perry da Câmara e Associados (estruturas e coordenação); CONSULGEO (geotecnia); Fialho Rodrigues (geologia).

 

Estudo da CONSULGEO: Caracterização geológico-geotécnica dos terrenos de fundação, com definição dos modelos de comportamento dos materiais identificados e dos valores dos parâmetros de cálculo; análises de estabilidade e de evolução de assentamentos; dimensionamento da rede de geodrenos.

 

Data do Estudo da CONSULGEO: 2004.

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