Aterros experimentais, Marinhas do Mulato, P. de Sta. Iria, Portugal

Experimental landfills, Marinhas do Mulato, P. de Sta. Iria, Portugal

Estudo: Elaboração de estudo da evolução do processo de consolidação de formações lodosas através do comportamento de aterros experimentais.

 

Local: Marinhas do Mulato, Póvoa de Santa Iria, Portugal.

 

Cliente: TD VIA, Sociedade Imobiliária.

 

Descrição: Com o objectivo de analisar a evolução do processo de consolidação de solos moles, foram executados 4 aterros experimentais, com diferentes alturas, três deles com prévia instalação na fundação de malhas de geodrenos com diferentes espaçamentos e um deles sem geodrenos. A evolução do processo de consolidação foi acompanhada ao longo de 17 meses mediante um sistema de monitorização compreendendo 18 marcas de medição de assentamentos e 14 células de medição da pressão intersticial.

 

Gabinetes envolvidos: CONSULGEO (geotecnia).

 

Estudo da CONSULGEO: Caracterização geológico-geotécnica dos terrenos de fundação com definição dos modelos de comportamento dos materiais identificados e dos respectivos valores dos parâmetros de cálculo; programação da execução dos aterros experimentais e dos sistemas de monitorização. Para análise dos resultados foi desenvolvida uma solução baseada no método das diferenças finitas que permite considerar: i) o efeito acoplado da drenagem na direcção vertical e radial; ii) carregamentos variáveis no tempo; iii) a variação das condições de drenagem no tempo. Por retro-análise foi possível identificar os valores dos principais parâmetros geotécnicos que permitiam um bom ajuste entre resultados numéricos e os obtidos com o sistema de monitorização.

 

Data do Estudo da CONSULGEO: 2003-2004.

© CONSULGEO, Consultores de Geotecnia Lda.