Barragem de Alvão, Vila Pouca de Aguiar, Portugal

Alvão Dam, Vila Pouca de Aguiar, Portugal

Estudo: Elaboração do Projecto de Execução.

 

Local: Vila Pouca de Aguiar, Portugal.

 

Cliente: Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

 

Descrição: Barragem de aterro construída na ribeira do Cabouco, criando uma albufeira com uma área de 45.4ha e uma capacidade de armazenamento de 3.32hm3. Os aterros, em perfil zonado, fundados num maciço granítico, têm um desenvolvimento total de 486.5m, uma largura de coroamento de 7m e uma altura máxima de 25m, o que corresponde a um volume total de aterro de 252400m3.

 

Gabinetes envolvidos: HIDRORUMO (estruturas, hidrologia e hidráulica); CONSULGEO (geotecnia).

 

Estudo da CONSULGEO: Estudo das manchas de empréstimo e dos materiais para aterros; definição das condições de fundação (incluindo o projecto do tratamento para impermeabilização); projecto dos aterros.

 

Data do Estudo da CONSULGEO: 1996.

Study: Detailed Design of the dam.

 

Location: Vila Real, Portugal.

 

Client: Câmara Municipal de Vila Real.

 

Description: Earthfill dam built in Ribeira do Cabouco, creating a reservoir with an area of 45.4ha and a storage capacity of 3.32hm3. Earthfills with zoned profile, founded on a granite massif, have a total development of 486.5m, a crown width of 7m and a maximum height of 25 m, corresponding to a total volume of earthfill  of 252400m3.

 

 

Offices involved: HIDRORUMO (structures, hydrology and hydraulics); CONSULGEO (geotechnics).

 

CONSULGEO study: Study of borrow areas of materials for the earthfills; definition of foundation conditions (including the proposed treatment for waterproofing); design of the embankments.

 

 

Date of CONSULGEO study: 1996.

© CONSULGEO, Consultores de Geotecnia Lda.